A versatilidade das estruturas metálicas

A versatilidade das estruturas metálicas

A versatilidade das estruturas metálicas 02 Fev
2021

Compreendendo um sistema construtivo completo, o uso de estruturas metálicas se destaca especialmente em projetos de engenharia que demandam maior eficiência.

O uso de estruturas metálicas oferece diversos benefícios à construção civil. Um deles, é queda com o tempo gasto na execução de uma obra. A sua versatilidade e rapidez é resultado de as peças já chegarem prontas no canteiro de obras, precisando assim só montá-las.

Podendo ser utilizadas nos mais variados projetos, as estruturas metálicas são mais comuns em construções industriais, já que esse tipo de obra exige um sistema construtivo de maior agilidade, além de permitir vãos mais amplos.

Onde as estruturas metálicas podem ser utilizadas?

Seu uso pode ser tanto em indústrias como também em coberturas, centros comerciais e de eventos, ginásios esportivos, câmaras frias, mezaninos, pontes, prédios, dentre outros.

Os produtos metálicos incluem pilares, vigas, perfis, terças, tesouras, fechamentos, telhas, calhas, rufos, alpendres, escadas, entre outros. 

A principal característica desse tipo de estrutura se dá pela fácil adaptação a vários tipos de projetos, pela rapidez na fabricação e montagem, além do baixo custo de manutenção.

Estruturas metálicas e seus benefícios

Os benefícios ao utilizar esse tipo de estrutura em obras, vai muito além de sua versatilidade, agilidade e rapidez na execução. Aqui estão outras vantagens desse sistema construtivo:

  • Durabilidade e resistência: o aço apresenta vida útil superior comparado a outros materiais. Mas, é possível elevar ainda mais esse fator com a utilização de pintura especial ou galvanização a fogo, criando alta resistência à corrosão;
  • Redução de cargas de fundação: por ser uma estrutura leve, possibilita a diminuição da fundação ou robustez. Possibilita maior economia, tanto financeira como no tempo de construção;
  • Eficiência: como seu processo de fabricação é industrializado, as estruturas são feitas de acordo com as dimensões do empreendimento. Dessa forma, na obra a estrutura é apenas montada;
  • Sustentabilidade: geram poucos resíduos, pois as peças da estrutura metáica são planejadas e já chegam prontas para montagem no canteiro de obras.

Conhecendo todos os benefícios que as estruturas metálicas têm a oferecer, é evidente que esse sistema construtivo tem sua importância na construção civil. Ou seja, vale a pena investir também nesse tipo de estrutura, já que apresenta ótimo custo-benefício.

Quer saber mais sobre estruturas metálicas e como elas podem ser aplicadas na sua obra? A PROAÇO é especialista nesse tipo de solução. Contamos com equipe e infraestrutura preparadas para lhe atender com muita eficiência!